Itália

Milão

Sabem aquela oportunidade única de visitar uma das vossas cidades de sonho?! Sim, aconteceu na primeira viagem de ligação da Ryanair Funchal - Milão. Foram 04 óptimas horas de voo que nem dei por elas, entre sopas de letras e as montanhas dos Alpes como vista da janela, chegamos a Bérgamo.

Na véspera da viagem pesquisamos como é que podíamos ir do aeroporto de Bérgamo até Milão e ainda que o fizemos, nenhuma das apps de transportes que eu tinha funcionam em Milão ahahah, mas acabou por ser tudo muito prático. Compramos bilhetes de autocarro para chegarmos a Milão, é uma viagem directa sem paragens e bem acessível, os autocarros estão logo ao sair da porta do aeroporto e não tem que enganar pois o aeroporto é bem pequenino e "simples" de se orientar. Aproveitamos e compramos o bilhete já para o regresso a partir da estação de Milão, que é ponto de chegada e partida de, e para, o aeroporto.

Chegamos à estação de Milão e apanhamos um metro até a zona do nosso apartamento. Da estação até ao prédio são cerca de 6 minutos e do prédio até a Duomo são cerca de 10 minutos a andar. Já imaginam qual foi a primeira coisa que fizemos ? Claro, sair na estação de Duomo e subir aquelas escadas com a vista para a Catedral... nem vos sei transmitir a sensação que tive, daqueles momentos "wow" que temos poucas vezes na vida e que ainda que tímida ainda soltei uma lagriminha.

Vimos a luz do entardecer esvanecer na majestosa catedral e nas Galerias Vittorio e Emmanuelle.

No dia seguinte acordamos ás 04h da manhã porque tínhamos um comboio ás 06h na estação de Milão, o problema foi conseguir transporte até lá a essa hora !! O metro só começava a funcionar depois das 05h, os taxis só levavam até 3 pessoas (devido á covid) e os autocarros ou andavam "malucos" ou então ninguém percebia o que eu dizia.

Um rapaz que estava na paragem de autocarro percebeu as nossas voltas todas ao quarteirão e perguntou se precisávamos de ajuda, por sorte ele ia num autocarro que passava na estação e avisou-nos em qual entrar e quando sair. Não pagamos pelo bilhete de autocarro e confesso que nem cheguei a perguntar se era preciso.

Chegando á estação também não foi difícil de dar com o comboio, o problema é que eu pensava que tinha comprado viagem directa com paragem em Verona... Tenham muita mas muita atenção aos bilhetes, eu comprei com troca de comboio em Verona de apenas 06 minutos de intervalo ! Além de termos perdido a troca de comboio porque atrasou-se, ainda comprei para os comboios Rurais e dentro dos Rurais ainda existe uns mais rápidos que outros.

Como perdemos a ligação Verona - Veneza o que apanhamos era muito mais lento e levamos cerca de 5h de viagem !!

Enfim, depois de dores nas costas, muita fome e um stress de estarmos a perder "tempo", lá chegamos
​à Romântica Veneza !!

Veneza

Os comboios vão directos à estação de Santa Luzia e quando lá chegam os únicos meios de transportes são, barcos ! Olhem que alegria para quem enjoa em qualquer barco, barquito e barcão ahaha. Mas sabem uma coisa? Quis lá eu saber !! Fomos directos á bilheteira, e isto é mega confuso porque divide-se em linhas A, B e C e eu não percebia o que era "descer" ou "subir" porque para mim o canal era igual para os dois lados...

Bem, fomos no "autocarro" que é barco, até à Ponte Rialto. Saltamos logo na ponte, aproveitamos para ver a vista, atravessar a ponte, tirar umas fotografias e passar pelo mercado para comprar uma máscara de recordação.

A partir daí conseguimos ir a pé até a Praça de San Marcos, por entre ruas e ruelas encantadoras completamente tiradas de um cenário de filme, com um sol fantástico para tomar um café nas emblemáticas esplanadas na Praça. Aviso que cada café, seja curto ou longo, são 10€. Vem com imensos "dentinhos", chocolatinhos, salgados, broas, e vale pena experiência porque nunca se sabe quando voltarei a tomar café em Veneza.

Em torno da Praça existem vários pontos onde podem fazer o passeio de Gôndola, praticam todos os mesmos preços, são 80€ o passeio curto e 100€ o longo, como éramos 4 fomos sozinhos numa Gôndola e pagamos 80€, 20€ por pessoa.

Foi das coisas mais maravilhosas que já fiz ! Se acham que Paris é a cidade do amor e do romântismo é porque não conhecem Veneza.

Passamos por lá o resto do dia, visitei as lojas de Luxo que apesar de ser uma cidade "isolada" tem todas as marcas que possam imaginar. Entre ruas e mais ruas encontram imensas lojas de artesanato, galerias de arte, casas museu, artistas de rua... é mesmo um encanto acreditem !

A catedral ao centro da cidade é lindíssima e tivemos a sorte de ouvir o orgão tocar no silêncio da catedral.

O dia foi incrível e valeu cada segundo !

Acabamos por regressar mais cedo porque já sabíamos que a viagem de regresso ia ser enorme e cansativa e ainda queríamos jantar em Milão.

WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.58.00 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.57.59.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.58.10.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.58.02 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.57.40.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.58.02.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.58.07.jpeg

Milão

Milão deve se ter tornado a minha cidade favorita até hoje. Além de toda a vibe Italiana que me deixou completamente apaixonada, Milão tem um pouco de tudo na forma mais romântica e ao estilo Gucci.

Começamos o dia na Duomo, visitamos o shopping Mall que tem numa das laterais das Galerias enquanto fazíamos tempo para a visita guiada à Catedral.

Para a visita comprei os bilhetes no site "Get Your Guide", custou cerca de 29€ p/ pessoa com um guia privado. Éramos um pequeno grupo de 12 pessoas, escolhi o grupo com um Guia em Inglês e foi das melhores escolhas que fiz !! A guia era fantástica e parecia que estava a consumir aquilo tudo quase como um filme, tudo o que via e ouvia era tão avassalador que fiquei deliciada. O bilhete incluía a visita à Catedral, ás catacumbas e aos terraços e tudo com acesso sem filas, e acreditem, as filas são enormes !! O acesso ao terraço com o bilhete também é feito e elevador senão sobem tudo a pé.

Os terraços são ainda mais bonitos que via em fotografias, têm uma vista sobre a cidade até aos Alpes, as cores do mármore e os ornamentos da catedral são divinais. Cada cantinho tem uma história mais incrível que a outra e a Catedral está cheia de curiosidades.

Dali fomos até as ruas mais luxuosas de Milão onde encontramos os típicos Milaneses nas compras. Cada um com um estilo muito próprio e diferente do que se encontra em outras cidades Europeias, muito ao estilo vintage Gucci e quem conhece a marca e a história ( ou o filme ) vai imaginar exactamente o que eu quero dizer.

Demos umas voltas pelo centro e fomos conhecer uma das zonas que tinha mais curiosidade em ver ao vivo, o City Life.

O City Life Milano é uma zona que está em constante modernização onde encontram as instalações das empresas mais "ricas". Os prédios ganharam prémios arquitectónicos a nível Mundial e é a zona residencial mais cara de Milão. Zaha Hadid concebeu os prédios de vivenda mais luxuosos e mais caros da cidade e encontra-se neste momento em expansão.

O Busco Verticale ganhou 2 prémios de arquitetura para o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo pelo International Highrise Award, com uma fachada que contribui para a regeneração do meio-ambiente e para a biodiversidade urbana. Se todo o verde das varandas fosse distribuído num espaço horizontal, ocuparia uma superfície de mais de 40.000 metros quadrados. A diversidade de plantas aumenta a umidade do ar, favorece o isolamento acústico, a diminuição da temperatura nos meses mais quentes, a uma maior luminosidade nos meses de inverno e  a atração de aves promovendo a biodiversidade.

Naquela zona ainda encontram um centro comercial enorme e tem estações de metro lá dentro.

Voltamos ao centro onde jantamos no interior das Gallerias no restaurante Motta. Um típico jantar Italiano como bem merecíamos.

Ainda passamos na Torre Velasca, a torre mais alta do centro de Milão, mas infelizmente tinha a fachada em obras.

WhatsApp Image 2022-04-04 at 11.43.16.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.57.32.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 10.57.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-04-04 at 11.45.47 (1).jpeg

Posso vos dizer que foram 3 dias que souberem mesmo mas mesmo a pouco. Não que tenha ficado com alguma coisa por ver, apesar de ter muito mais para ver, mas Milão é sem dúvida uma cidade que eu visita várias vezes ! Amei amei !

E quem conseguir ir a Milão, não se esqueçam mesmo de Veneza, é de outro Mundo !!